A síndrome de pica é um transtorno alimentar pouco comum em que a pessoa tem um desejo intenso e persistente de comer substâncias não nutritivas, como terra, giz, cabelo, papel, entre outros. Esses desejos podem ser causados por deficiências nutricionais, condições médicas subjacentes, fatores psicológicos ou culturais.
A síndrome de pica pode apresentar riscos à saúde, pois a ingestão de substâncias não alimentares pode causar danos ao sistema digestivo e aumentar o risco de infecções. Essa condição pode estar relacionada a deficiências nutricionais, como anemia, falta de ferro, zinco ou outros minerais essenciais.
O corpo tenta compensar a carência nutricional buscando nutrientes em fontes não tradicionais, levando a comportamentos que podem ser prejudiciais à saúde.O problema também pode estar associado a ansiedade. As pessoas podem encontrar alívio temporário da ansiedade ao mastigar objetos, mas isso não resolve a raiz do problema.
Se alguém próximo a você está demonstrando esses comportamentos, é crucial identificar e tratar as possíveis deficiências nutricionais e abordar a causa.